Erros gritantes em previsões feitas nas últimas eleições norte-americanas colocaram em xeque a credibilidade dos analistas das principais redes de TV do país. Para garantir a correção na previsão e evitar gafes como a de 2000, quando a maior parte das TVs chegou a apontar o democrata Al Gore como vencedor na Flórida, as Redes ABC, CNN, FOX e NBC tentam reforçar sua análise e dar prioridade à correção em detrimento da velocidade em apontar o vencedor.
Mais de 64 milhões de pessoas devem estar ligadas, na noite desta terça-feira (4), nos principais canais da televisão norte-americana, aguardando os resultados das pesquisas de boca-de-urna e as previsões de quem vai ser o próximo presidente do país. Antes mesmo que a votação esteja encerrada em todo o país, analistas já terão previsões de resultados em estados-chave da atual disputa, e já devem até projetar um resultado.
Para evitar erros, a mídia investiu em um intricado sistema de análise, ligados a duas fontes de dados diferentes e análises detalhadas de cada eleitorado, segundo uma reportagem publicana nesta terça no jornal "Financial Times".
Os dados de pesquisas de boca-de-urna usados pelas redes de TV são calculados pelos institutos Edison Media Research e Mitofsky International, e as análises são feitas pelas próprias redes de TV e pela agência Associated Press.
Representantes das redes de TV ficam trancados para ter acesso aos dados de mais de 100 mil entrevistas realizadas em mil pontos diferentes do país. Somente depois das 20h (horário de Brasília) é que eles podem entrar em contato com as Redações de jornalismo para dar suas análises.
Nas redações, mais analistas observam os dados, comparam com os números oficiais que começam a ser divulgados pela Associated Press, e começam a divulgar suas projeções de forma independente.
Segundo o jornal, entretanto, além de preocupadas com a credibilidade, as TVs não pretendem apontar muito cedo o vencedor para poder segurar a audiência por mais tempo. Uma previsão do grupo de análise de mídia Mediavest diz que o vencedor da eleição só deve ser anunciado após as 2h (horário de Brasília).
A festa da direita brasileira com a vitória de Trump: o que esperar a partir do resultado nos EUA
Trump volta à Casa Branca
Com Musk na “eficiência governamental”: os nomes que devem compor o novo secretariado de Trump
“Media Matters”: a última tentativa de censura contra conservadores antes da vitória de Trump
Deixe sua opinião