A iminente execução do ex-ditador iraquiano Saddam Hussein levou a profundas discussões entre executivos de TV sobre como tratar as possíveis imagens do enforcamento.

CARREGANDO :)

Apesar de não se saber oficialmente se as imagens ou vídeo da execução serão realmente liberadas, diretores das redes norte-americanas ABC e CBS disseram que, se o vídeo se tornar disponível, eles vão mostrar alguma documentação da morte de Saddam, mas não vão usar excessivamente as imagens ou mostrar a execução completa.

A rede NBC, entretanto, indicou que pode ir além. Steve Capus, presidente da NBC News, disse que o canal pode mostrar "uma cena aberta de Saddam enforcado". Ele disse que a decisão da rede será tomada com base em questões de história e de gosto.

Publicidade

"Acho que pode ser apropriado mostrar alguma imagem de Saddam após seu enforcamento", disse, citando imatgens históricas de ditadores que foram mortos. "Eu penso na imagem icônica de Nicolau Ceaucescu na Romênia, deitado na sarjeta", disse. "Quero tomar essa decisão com base no bom gosto, mas não quero que esse bom gosto fique no caminho da história.

A CNN e a Fox News foram menos definitivos sobre os limites nos quais usariam ou não as imagens da execução, dizendo que só se decidiriam após ver o tipo de imagem disponível.

Os executivos disseram ter certeza, entretanto, que essas imagens estarão disponíveis pelo menos na internet.

"De alguma forma essas imagens vão vazar", disse Paul Friedman, vice-presidente da CBS News. "Este vídeo vai ser exibido em algum canal ou site", disse. Ele se reuniu mais cedo com a equipe da CBS e definiu que, por mais pressão que possa haver, "a CBS não vai usar essas imagens de forma alguma."

Bob Murphy, da ABC News, disse que planeja interromper qualquer programa que esteja passando no momento para anunciar a execução de Saddam em um rápido plantão. "Suspeito de que haverá algum registro em vídeo para confirmar ao povo iraquiano que ele está morto", disse. "ABC vai cumprir sua obrigação como jornalistas cobrindo o evento", completou, mas enfatizou ainda que "não iremos de forma alguma longe demais ao mostrar as imagens. Bom gosto e propriedade são as regras básicas a serem seguidas."

Publicidade

Os dois executivos estenderam suas definições aos sites das redes de TV.

David Rhodes, vice-presidente da líder Fox News, disse que a decisão da rede ainda é hipotética. ele disse que não poderia definir o que mostrar sem saber o que está disponível. A decisão foi igual na CNN, e se estende aos sites.

Representantes da rede árabe Al Jazeera não responderam quando procurados pela reportagem. Os representantes do site youtube não definiram se a política do site vai permitir a divulgação das imagens da execução.