Berlim - A chanceler alemã Angela Merkel foi reeleita ontem como líder da União Democrata-Cristã (CDU) para um quinto mandato de dois anos, com 90,4% dos votos. Em um congresso do partido conservador alemão, Merkel disse que a Europa precisa derrotar os riscos à moeda local e criar uma nova âncora de estabilidade financeira e econômica na zona do euro.
Segundo ela, é essencial que a União Europeia trabalhe em conjunto para prevenir novas crises de confiança como a que aconteceu na Grécia. Merkel falou no momento em que crescem as pressões para que a Irlanda concorde com um pacote de socorro da UE para impedir a venda de títulos do mercado de dívida e o contágio a outros devedores europeus. "Tudo está em jogo. Se o euro falir, a Europa irá falir," disse. "Está em nossas mãos. Cabe a nós criarmos uma nova âncora para uma cultura de estabilidade na Europa," completou ela.
O esforço de Berlim para que os membros da UE acordem um mecanismo que permita que a Europa enfrente futuras crises e divida com o setor privado os custos de uma reestruturação da dívida tem aumentado o receio dos investidores sobre títulos governamentais europeus.