Em novo vídeo, jornalista passeia por locais controlados pelo EI| Foto: YouTube/Reprodução

O refém britânico John Cantlie aparece em um novo vídeo propagandístico do grupo jihadista Estado Islâmico (EI), intitulado De Dentro de Aleppo, divulgado ontem na internet.

CARREGANDO :)

Na gravação, cuja autenticidade não pôde ser comprovada, Cantlie aparece em programa gravado em lugares controlados pelo EI na província de Aleppo, como a cidade de Al Bab.

Cantlie apareceu em uma série de vídeos similares divulgados por este grupo radical, um dos últimos gravado no enclave curdo-sírio de Kobani.

Publicidade

O britânico, vestido com roupas comuns, ao contrário de outros vídeos nos quais estava com o macacão laranja que costumam usar os reféns dos radicais, faz um percurso por áreas de Aleppo destruídas por "aviões de [Bashar] Assad e agora pelos dos Estados Unidos".

Em Al Bab, ele aparece minutos após um bombardeio em uma rua, onde o EI assegura que aviões não tripulados americanos atacaram. Cantlie também aparece em uma escola do EI, na sala de espera de um tribunal islâmico dos jihadistas, em trincheiras em Ajtarin e em um posto de informação dos extremistas.

Ao longo da gravação, transmitida pela produtora dos radicais Al-Hayat e de 12 minutos de duração, o EI, usando a voz de Cantlie, critica os bombardeios da coalizão internacional liderada pelos EUA e faz propaganda do "califado" proclamado pelos jihadistas em áreas da Síria e do Iraque sob seu controle.

Quem é?

Jornalista freelance, Cantlie trabalhou para os jornais The Sunday Telegraph e The Sunday Times, e foi sequestrado em novembro de 2012.

Publicidade