Um britânico e um refém italiano foram mortos na Nigéria por seus sequestradores antes que pudessem ser libertados por uma missão de resgate, segundo declarações do primeiro-ministro britânico, David Cameron, nesta quinta-feira (8), segundo informações da Reuters.
Cameron disse que havia autorizado a operação, realizada em conjunto com o governo nigeriano, após ser informado que a vida dos homens estava em perigo iminente e crescente. Segundo o primeiro ministro o britânico Chris McManus e italiano Franco Lamolinara haviam sido sequestrados no norte da Nigéria, em maio de 2011.
"Foi organizada uma operação para tentar resgatá-los. Juntamente com o governo nigeriano, eu autorize a realização do resgatde hoje, com o apoio do Reino Unido. É com grande pesar que eu informo que Chris e Franco perderam suas vidas. Ainda aguardamos a confirmação dos detalhes, mas os primeiros indícios são claros de que ambos foram assassinados por seus sequestradores, antes que pudessem ser resgatados", lamentou Cameron.
Em agosto, um vídeo com os reféns foi divulgado na capital nigeriana Abuja, em que eles estavam de joelhos e olhos vendados, com três sequestradores vestindo turbantes e segurando armas e munição atrás deles.
O governo italiano disse que só tinha sido informado sobre a operação de resgate depois que já havia começado e que Cameron havia chamado o primeiro-ministro italiano Mario Monti para informá-lo do fim tragico da operação.