Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Europa

Referendo em Montenegro aprova separação da Sérvia

A população de Montenegro decidiu com 56% dos votos dissolver sua união com a Sérvia, tornando-se o mais novo país europeu. O resultado ainda é uma projeção do Centro por Eleições Livres e Democracia e do Centro de Monitoração. O mínimo exigido para a aprovação era de 55%. Uma segunda exigência, comparecimento às urnas de 50% dos eleitores, foi superada com ampla margem: o comparecimento ficouentre 85% e 90%.

A votação terminou às 21h (18h de Brasília). Antes da eleição havia pouca dúvida sobre a vitória do campo pró-independência. A questão era se o grupo do "não" conseguiria impedir a maioria de 55%.

A participação foi maior no norte, povoado por maioria de sérvios, que deverão rejeitar o rompimento com a Sérvia, disseram monitores. Não há registros de problemas.

- Este é um grande dia para Montenegro. Sua resposta ao referendo vai abrir as portas para a integração Euro-Alântica - afirmou Milo Djukanovic, primeiro-ministro do país, ex-presidente e pró-independência.

Na capital Podgorica, as filas nos postos eleitorais começaram a ser formar logo cedo. Homens idosos vestidos com suas melhores roupas de domingo prenchiam as cédulas cor-de-rosa com a pergunta: "Você quer que Montenegro seja um Estado independente? Responda: sim ou não".

Use este espaço apenas para a comunicação de erros