Dezenas de refugiados e migrantes realizaram pelo menos dois protestos nas fronteiras da Grécia nas últimas 24 horas. As manifestações reclamavam da política europeia para oferecer asilo.
Uma das manifestações mais tensas ocorreu nesta quinta-feira (7) em Idomeni, no norte do país, onde os manifestantes pediam a abertura de bloqueios ao acampamento em que estão sendo mantidos.
Em uma manifestação em um porto de uma cidade vizinha a Atenas, crianças e bebês foram levantados ao ar, e a imprensa grega diz que um homem chegou a ameaçar jogar um bebê nos policiais que fazem o cerco ao protesto. Relatos da imprensa local dizem que a criança foi protegida pelos policiais e devolvida à mãe.
Milhares de pessoas estão acampadas no local, e os manifestantes reclamavam de planos do governo de transferir os migrantes para um campo de refugiados.
Europa x Turquia
Nesta quinta, o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, advertiu que a Turquia não aplicará o acordo migratório concluído em Bruxelas, caso a União Europeia “não respeite os compromissos”.
O acordo, assinado em 18 de março, prevê a expulsão para a Turquia de todos os imigrantes que entrarem ilegalmente na Grécia desde 20 de março, uma ajuda financeira de seis bilhões de euros a Ancara e a suspensão em junho da imposição de vistos pela UE aos cidadãos turcos.
“Fizeram promessas, mas no momento não se concretiza nada”, completou Erdogan, antes de destacar que “três milhões de pessoas estão sendo alimentadas com nosso orçamento”.