O ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu: convocação para o serviço militar obrigatório começará no domingo (1º) e incluirá cidadãos de Lugansk, Donetsk, Kherson e Zaporizhzhia| Foto: EFE/EPA/Ministério da Defesa da Rússia
Ouça este conteúdo

O recrutamento militar da Rússia incluirá pela primeira vez cidadãos das regiões ucranianas de Lugansk, Donetsk, Kherson e Zaporizhzhia, incorporadas por Moscou após referendos de anexação realizados em setembro do ano passado, apontados como fraudulentos pelo Ocidente.

CARREGANDO :)

A informação foi divulgada nesta sexta-feira (29) pelo contra-almirante Vladimir Tsimlyansky, vice-chefe do principal departamento de organização e mobilização do Estado-Maior das Forças Armadas da Rússia, segundo informações da agência Tass.

A Rússia realiza convocações para o serviço militar obrigatório duas vezes por ano. A convocação de outono (primavera no Brasil) começará no domingo (1º), exceto em certas regiões do extremo norte russo, onde, devido às condições climáticas, o início será a partir de 1º de novembro. O período do serviço militar dos convocados é de 12 meses.

Publicidade

A Tass informou que o processo de recrutamento obrigatório nas quatro regiões ucranianas anexadas é regulamentado pela lei federal que tratou da adesão delas à Federação Russa. Não houve recrutamento nessas regiões no ano passado, nem na primavera deste ano (outono no Brasil).

Tsimlyansky disse que os soldados agora recrutados serão destacados para bases militares permanentes dentro do território russo.

“Os novos recrutas militares não serão enviados para a República Popular de Lugansk, a República Popular de Donetsk, a região de Kherson ou a região de Zaporizhzhia para realizar tarefas na zona da operação militar especial”, disse o oficial, utilizando o termo que o Kremlin emprega para se referir à agressão que promove contra a Ucrânia.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]