Charles III foi coroado neste sábado (6) rei do Reino Unido em uma cerimônia solene na Abadia de Westminster, no coração de Londres.
No momento mais importante da cerimônia, o arcebispo de Canterbury, Justin Welby, colocou a suntuosa coroa de Santo Eduardo, do século XVII, na cabeça do monarca.
Depois de colocar a coroa, o arcebispo gritou "Deus salve o rei" para a congregação, seguido pelo som de trombetas.
Sentado no trono de carvalho de Santo Eduardo, considerado a peça de mobília mais antiga do Reino Unido e colocado em um piso de mosaico medieval, Charles III foi coroado após receber os vários trajes reais, simbolizando suas responsabilidades como chefe de Estado britânico até o dia de sua morte.
O rei foi presenteado com o orbe do soberano, simbolizando o mundo; o cetro com a cruz, representando o mundo cristão; e o cetro da pomba, simbolizando o papel espiritual do monarca.
Usando um manto dourado, o primado da Igreja da Inglaterra presenteou o rei com a luva branca do poder.
Por fim, Welby colocou em Charles a coroa de Santo Eduardo, feita de ouro e decorada com rubis, ametistas, safiras, granadas e topázios — apenas nesta ocasião em toda a vida que o monarca a usará.
Mais cedo, o rei foi ungido com óleo consagrado pelo arcebispo, o rito religioso mais solene da liturgia da coroação, que exige que o monarca fique temporariamente oculto do público.