O rei Abdullah da Arábia Saudita nomeou nesta quinta-feira (27) seu meio-irmão, Moqren Ben Abdel Aziz, como o próximo príncipe herdeiro e futuro rei, em caso de vacância de poder, excluindo, assim, o atual príncipe, Salman, da possibilidade de ascensão ao trono. A medida foi anunciada por um decreto do gabinete real, divulgado à noite pela televisão estatal Al-Ikhbariya.

CARREGANDO :)

De acordo com o decreto, Moqren, de 69 anos e atual vice-presidente do Conselho de Ministros, é o próximo herdeiro ao trono. A decisão é irrevogável.

Ex-mulher

Publicidade

No mesmo dia da nomeação, uma ex-esposa de Abdullah pediu ao presidente dos EUA, Barack Obama, para ajudar a libertar suas quatro filhas, presas, segundo ela, em um palácio real saudita.

"Alguém tem que intervir. Minhas filhas não são criminosas, não mataram ninguém", escreveu Alanoud Alfayez em uma carta a Obama, que visita a Arábia nesta sexta-feira (28).

Em frente à embaixada saudita em Londres, a jordaniana, de 57 anos, falou da prisão domiciliar das filhas. Segundo ela, apenas a mais velha das quatro irmãs, Sahar, de 42 anos, às vezes se comunica por e-mail e nas redes sociais.

"Há 13 anos, Sahar, Maha, Hala e Jawaher estão sob prisão domiciliar, morrendo de fome e precisam ser libertadas imediatamente", declarou a jordaniana que vive em Londres desde o seu divórcio, em 2003. "Não dão comida às minhas filhas há uma semana e suas saídas bimestrais para a compra de alimentos, água e medicamentos foram proibidas."