O rei da Espanha, Don Juan Carlos, passará por uma operação de hérnia de disco na região lombar, neste domingo, de acordo com informações publicadas pelo jornal espanhol El País. Esta seria a 12ª vez que o monarca, de 75 anos, se submete a um procedimento cirúrgico. Apenas em 10 meses, é a quarta cirurgia.
Segundo o jornal, o rei foi internado em sua clínica particular La Milagrosa, em Madrid, onde será operado pelo neurocirurgião Manuel de la Torre Gutiérrez. Desta vez, seu afastamento, após a cirurgia, será mais longo e deve se estender por mais de um mês.
De acordo com informações do El País, a cirurgia não foi divulgada oficialmente "para não alarmar, pois a luxação não tem relevância", segundo fontes do Palácio de la Zarzuela. O procedimento de hoje visa a "descompressão neurológica e a estabilização vertebral", afirmou o chefe do serviço médico da Casa do Rei, Miguel Fernández-Tapia Ruano.
Don Juan Carlos sofre com a hérnia há algum tempo, mas seu quadro agravou-se nos últimos meses, quando o monarca passou a ter dificuldades de andar ereto.