O governo espanhol anunciou nesta terça-feira que o rei Juan Carlos visitará o Brasil e o Chile na próxima semana, em sua primeira viagem após um polêmico safári em Botsuana, que lhe rendeu uma fratura no quadril e uma enxurrada de críticas por gastar dinheiro com caça a elefantes no auge da crise econômica na Europa.

CARREGANDO :)

O monarca passará apenas um dia no Brasil, chegando em 3 de junho e embarcando no dia seguinte para o Chile, onde ficará até 6 de junho. O ministro das Relações Exteriores da Espanha, José Manuel García-Margallo, acompanhará Juan Carlos. Entre os assuntos de interesse dos espanhóis na América Latina está a expropriação da petroleira YPF na Argentina.

A companhia pertencia à empresa espanhola Repsol e, segundo os especialistas, os europeus devem tentar apresentar outro ponto de vista aos líderes latinos-americanos sobre a transação imposta pelo governo de Cristina Kirchner. Outros temas da agenda dos espanhóis envolverão a próxima Cúpula Ibero-americana, a Cúpula do G-20 no México e a vinda do presidente Mariano Rajoy ao Brasil para a cúpula do Rio+20.

Publicidade