O rei saudita, Abdullah bin Abdelaziz, afirmou hoje que seu país doará US$ 1 bilhão para a reconstrução da Faixa de Gaza.
O monarca criticou Israel por usar força excessiva em sua ação militar e disse que "uma gota do sangue palestino" vale mais que todo dinheiro do mundo.
O rei fez o anúncio durante um encontro de líderes regionais no Kuwait. A reunião tem como objetivo fortalecer o crescimento e o desenvolvimento econômico no mundo árabe, apesar da crise econômica internacional.
Israel lançou uma ofensiva militar na Faixa de Gaza, iniciada em 27 de dezembro, que deixou mais de 1.300 palestinos mortos. Ontem, começou a valer um cessar-fogo unilateral dos israelenses no conflito. O Hamas também declarou uma trégua no mesmo dia, válida inicialmente por uma semana.
O rei saudita disse também que a oferta de paz das nações árabes a Israel não é eterna e o governo israelense deve entender que nem sempre estará disponível a opção entre a paz e a guerra.
A iniciativa de paz árabe prevê que os israelenses se retirem de todos os territórios ocupados na Guerra dos Seis Dias, em 1967. Em troca, Israel seria oficialmente reconhecido pelas nações árabes.