RIADE (Reuters) - O Rei Salman, da Arábia Saudita, disse ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, em um telefonema na quinta-feira que espera que um acordo nuclear final com o Irã seja alcançado e que reforçe a segurança regional e global, informou a mídia estatal local.
“O Guardião das Duas Mesquitas Sagradas expressou sua esperança de que a chegada a um acordo final reforce a estabilidade e a segurança da região e do mundo”, disse a agência Saudi Press nesta sexta-feira, usando o título oficial de Salman.
O Irã e seis potências mundiais chegaram a um acordo preliminar na quinta-feira para deter o programa nuclear iraniano por pelo menos uma década.
O acordo prevê alcançar um pacto mais abrangente até 30 de junho e todas as sanções contra o Irã permanecem em vigor até que um acordo final seja alcançado.
A Arábia Saudita, que está envolvida em uma briga de poder com o Irã, se preocupa de que o afrouxamento de sanções dê a Teerã maior possibilidade de apoiar o que Riade combate no Oriente Médio.
Apesar das reservas privadas, Riade apoiou publicamente as negociações entre o Irã e as potências mundiais desde que foram anunciadas no final de 2013, desde que levem a um acordo final que garanta que Teerã não possa obter armas nucleares.
(Por Angus McDowall)
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia