O destroier HMS Diamond, da Marinha do Reino Unido, abateu na quarta-feira (24) um míssil disparado pela milícia dos houthis do Iêmen contra navios mercantes no golfo de Áden, no mar Vermelho, informou nesta quinta-feira (25) o Ministério da Defesa britânico.
O ministério afirmou que o navio usou seu sistema Sea Viper para destruir o projétil como parte de sua operação para proteger as embarcações civis dos ataques do grupo iemenita, que diz estar mirando aquelas relacionadas a Israel e seus aliados.
O ministro da Defesa britânico, Grant Shapps, agradeceu à tripulação por seu trabalho para “salvar vidas inocentes” e proteger a navegação.
“O Reino Unido continua na vanguarda da resposta internacional aos perigosos ataques dos houthis, apoiados pelo Irã, contra navios comerciais, que tiraram a vida de marinheiros de vários países”, declarou.
Grant também disse que foi a primeira vez que um navio de guerra da Marinha Real interceptou um míssil em combate desde a Guerra do Golfo em 1991.
Os ataques a partir do Iêmen a uma das rotas marítimas mais movimentadas do mundo afetaram as cadeias de suprimentos globais e, em particular, a distribuição de petróleo, elevando o preço dessa e de outras commodities. (Com Agência EFE)
Perda de contato com a classe trabalhadora arruína democratas e acende alerta para petistas
Bolsonaro testa Moraes e cobra passaporte para posse de Trump; acompanhe o Sem Rodeios
BC dá “puxão de orelha” no governo Lula e cobra compromisso com ajuste fiscal
Comparada ao grande porrete americano, caneta de Moraes é um graveto seco