O Reino Unido começa hoje a festejar o jubileu de diamante da rainha Elizabeth II, 85 anos, a segunda monarca mais longeva da história do país, atrás da rainha Vitória (1819-1901), que reinou por 63 anos.
Oficialmente, os 60 anos de ascensão ao trono de Elizabeth II, razão das festividades que vão até terça, aconteceram em 6 de fevereiro data em que o rei George VI, seu pai, morreu.
Duas razões fizeram com que as festividades fossem adiadas: a rainha tradicionalmente opta pelo silêncio no aniversário de morte do pai, e as condições climáticas britânicas em fevereiro são muito adversas um desafio para reunir multidões nas ruas.
As comemorações começam com o esporte favorito da rainha: corrida de cavalos. O tradicional Epsom Derby, em Londres, terá a presença de Elizabeth II nas tribunas.
Recentemente, a família real foi criticada por promover almoço celebrando o jubileu para diversas casas reais, com a presença de monarcas de países não democráticos e que desrespeitam direitos humanos, como Arábia Saudita, Bahrein e Suazilândia.