O secretário de Defesa do Reino Unido, Philip Hammond, condenou veementemente nesta sexta-feira (4) um vídeo divulgado pelo governo Cristina Kirchner, no qual um atleta argentino treina para os Jogos Olímpicos de Londres 2012 nas Ilhas Malvinas, que são território britânico desde 1982. Em entrevista a emissora local Sky News, Hammond descreveu o anúncio como de "mau gosto e muito insultuoso".
"O vídeo é de mau gosto, é provocativo e muito insultuoso a muitos soldados britânicos, marinheiros e aviadores que deram suas vidas protegendo as Falklands (como são chamadas as Malvinas pelos britânicos)."
Nas imagens, o símbolo da presidência argentina aparece logo depois da mensagem "Para competir em solo inglês, treinamos em solo argentino" e de uma homenagem aos militares argentinos que morreram na disputa pelo local na década de 80. Hammond também pediu que o Comitê Olímpico Internacional (COI) avalie o vídeo e que o governo de Cristina Kirchner peça desculpas pela provocação.
"Eu acho que o vídeo macula um dos princípios fundamentais das Olimpíadas: que a política é deixada de lado, que ninguém deve explorar o símbolo olímpico por questões políticas. Eu espero que o COI esteja atento a isso", afirmou. "Eu acho que os argentinos devem retirar o vídeo do ar e pedir desculpas o mais rápido possível."
O anúncio de Buenos Aires foi divulgado no dia seguinte do 30° aniversário do naufrágio do navio argentino Belgrano, que fora atingido por um míssil de um submarino britânico. No ataque, mais de 300 argentinos morreram.
As recentes tensões entre os dois países sobre as Malvinas ressurgiram após companhias petrolíferas britânicas apresentarem interesse sobre a exploração de óleo em águas de territórios das ilhas. Em março, a presidente Cristina Kirchner anunciou a decisão de iniciar ações "administrativas, civis e penais" contra bancos, investidores, empresas de auditoria e serviços logísticos que trabalhem para companhias que realizem explorações de petróleo nas Malvinas.