O que é o Hezbollah?
O Hezbollah (Partido de Deus) é um grupo terrorista libanês que se opõe a Israel e combate o processo de paz entre israelenses e palestinos. Atua ainda nos Estados Unidos, na Europa, na Ásia, na África e na América do Sul. Também é chamado de Jihad Islâmica (Guerra Santa Islâmica) mantém ataques freqüentes há dez anos.
Por que Israel reage?
Israel e Hezbollah são inimigos antigos. Há dez anos, depois da morte do primeiro-ministro Yitzhak Rabin, o chanceler Shimon Peres determinou uma ofensiva ao sul do Líbano como retaliação por uma série de atentados atribuídos ao Hezbollah. Os atentados mataram 60 pessoas em Israel. A ofensiva no Líbano fez praticamente o mesmo número de vítimas entre civis e afugentou cerca de 500 mil libaneses da região da fronteira com Israel.
De onde vem o conflito?
Depois da Guerra dos Seis Dias (1967), que rendeu a Israel o controle do Sinai, da Faixa de Gaza, da Cisjordânia, das Colinas de Golã e da zona oriental de Jerusalém, aumentaram os ataques terroristas palestinos contra o Estado hebreu. A devolução do Sinai ao Egito (1979) foi considerada insuficiente e repudiada pelo mundo árabe. Em 1982, Israel invadiu o Líbano e cercou Beirute. Cristãos libaneses, aliados de Israel, atacaram e mataram milhares palestinos em Beirute. Os xiitas libaneses intensificaram os ataques na fronteira com Israel, forçando o recuo israelense em 1983. O Hezbollah mantém vivo o ódio daquele período.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas