Atum de barbatana azul é uma das novas espécies incluídas no novo relatório| Foto: Creative Commons
Peixe globo da China (Takifugu chinensis)
Kokopu gigante (Galaxias argenteus)
Cobra chinesa (Naja atra)
Enguia americana (Anguilla rostrata)
Camaleão gigante de Usambara (Kinyongia matschiei)
Lacraia gigante de Santa Helena (Labidura herculeana)
Veja também
  • Holanda confirma caso de gripe aviária no país
  • Médico com Ebola nos EUA está em estado crítico
  • Fora da agenda oficial, clima vira protagonista na Austrália
CARREGANDO :)

Mais de 26 mil espécies animais estão ameaçadas de extinção em todo o mundo, informa um relatório divulgado nesta segunda-feira (17) pela União Internacional para Conservação da Natureza (UICN). Segundo a lista vermelha de espécies ameaçadas, elaborada periodicamente pela entidade, são 22,4 mil espécies em risco, de um total de 76 mil avaliadas.

Segundo reportagem do jornal espanhol El País, o relatório é elaborado desde 1964 e, desde então, a quantidade de animais que podem desaparecer só aumenta. Em 1996, por exemplo, eram pouco mais de 10 mil espécies ameaçadas. Em 2004 elas superaram 15 mil e 2013 já passavam de 21 mil.

Publicidade

Entre os animais incluídos na nova relação estão o peixe globo da China e o atum de barbatana azul do Pacífico, ambos usados para produção de sushi e sashimi, pratos da culinária japonesa. Duas espécies, segundo a UICN, foram totalmente extintas: o caracol Plectostoma sciaphilum, que habitava a Malásia peninsular, e a lacraia gigante de Santa Helena, encontrada em Angola e até então a maior lacraia do planeta.

"O crescente mercado da alimentação está exercendo uma pressão insustentável sobre muitas espécies. A lista é um chamado à ação. Estamos enormemente preocupados, porque o que estamos fazendo não é suficiente", afirmou Jane Smart durante a apresentação do relatório no Congresso Mundial de Parques, em Sydney, na Austrália.

Algumas espécies da lista vermelha