Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Direitos humanos

Relatório aponta repressão contra familiares de presos políticos em Cuba

Os ditadores de Cuba, Miguel Díaz-Canel, e da Venezuela, Nicolás Maduro, na Cúpula da Aliança Bolivariana dos Povos de Nossa América (Alba), em Havana, na semana passada (Foto: EFE/Ernesto Mastrascusa)
  • Ícone de reações Concordo
  • Ícone de reações Concordo parcialmente
  • Ícone de reações Penso diferente

Ouça este conteúdo

O Observatório Cubano de Direitos Humanos (OCDH) divulgou nesta terça-feira (31) um relatório que denuncia ações de perseguição e repressão contra familiares de presos políticos em Cuba.

Segundo o estudo, que foi enviado ao Alto Comissariado de Direitos Humanos das Nações Unidas, as estratégias da ditadura comunista incluem monitorar, intervir ou suprimir o uso da internet por familiares para silenciar ou reduzir sua presença nas redes sociais e em órgãos de imprensa independentes; intimidação para que não organizem ações de defesa legal perante organismos nacionais e internacionais; infiltração de agentes para que se tornem pessoas de confiança de membros dessas famílias; e oferta condicionada de benefícios legais ou expatriação forçada.

O relatório também aponta ações como prisões, interrogatórios, cancelamento de licenças para empreendimentos ou obras privadas, violação de correspondência física e eletrônica e “coordenar o repúdio social nos locais de trabalho e nas comunidades”.

Em comunicado, a OCDH destacou que essas estratégias geram “medo e abandono do comportamento cívico, deixando a emigração como a única forma fundamental de fuga ao padrão de assédio e repressão desenhado”.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.