Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Revela Reuters

China deve estar preparada para confronto com EUA, diz relatório chinês

china coronavirus
Policiais chineses patrulham uma área perto da Praça da Paz Celestial, em Pequim (Foto: NICOLAS ASFOURI/AFP)

Ouça este conteúdo

Um relatório interno chinês advertiu que a China enfrenta uma onda crescente de hostilidade para além de suas fronteiras devido à pandemia do novo coronavírus, o que pode levar as relações com os Estados Unidos a um confronto. A informação é da agência de notícias Reuters, que conversou com pessoas a par do documento.

O relatório, segundo reportagem publicada nesta segunda-feira (4), foi apresentado no início de abril ao Ministério de Segurança do Estado da China e ao presidente do país, Xi Jinping, revelando que o sentimento anti-China no mundo estaria no auge desde o massacre na Praça da Paz Celestial, em 1989.

O documento, elaborado pelos Institutos de Relações Internacionais Contemporâneas da China (CICIR), conclui que a China deve estar preparada para o pior cenário da briga com os Estados Unidos, um confronto armado, alegando que Washington vê a ascensão chinesa como uma ameaça econômica e de segurança nacional e um desafio às democracias ocidentais, segundo disseram as fontes à Reuters.

O Ministério das Relações Exteriores e o CICIR não comentaram a reportagem. A Reuters fez a ressalva de que não conseguiu determinar em que medida a avaliação descrita no documento reflete as posições das autoridades chinesas e em que medida, ou se, ela poderia influenciar as políticas do país.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.