Bagdá - O jornalista iraquiano que atirou seus sapatos no então presidente dos Estados Unidos George W. Bush no ano passado disse que filmou a si próprio praticando para executar o ato e que "o sorriso frio'' de Bush o deixou com uma raiva incontrolável.

CARREGANDO :)

Muntazer al Zaid teve seu julgamento adiado para março e pode pegar uma pena de 15 anos de prisão por agredir um chefe de Estado em visita ao país.

Em 14 de dezembro de 2008, em plena entrevista coletiva de Bush em sua última visita ao país como presidente, Al Zaid levantou bruscamente e gritou: "Este é o beijo de despedida, cachorro!'' e lançou os sapatos em Bush. O ex-presidente dos EUA, contudo, desviou dos dois sapatos e adotou tom de brincadeira quando questionado.

Publicidade

Zaid disse ontem, no começo de seu julgamento, que filmou a si mesmo treinando o lançamento dos sapatos e que planejou atirá-los contra Bush há dois anos, na Jordânia, mas adiou o gesto.

Segundo o jornalista, o plano inicial era atirar os sapatos contra Bush em uma coletiva em Amã. Ele negou que era sua intenção atacar o presidente americano no Iraque.

No entanto, segundo ele, o sorriso de Bush ao falar sobre suas conquistas no Iraque o fizeram pensar na "morte de mais de um milhão de iraquianos, o desrespeito pela santidade de mesquitas e casas, os estupros'' e isso o enfureceu.

"Enquanto falava, ele sorria friamente para o premier iraquiano. Então, não vi mais ninguém ali a não ser Bush", disse Zaid.