Crise humanitária, terrorismo e direitos das mulheres foram alguns dos assuntos debatidos em Cabul| Foto: Reprodução/Twitter
Ouça este conteúdo

Representantes do Reino Unido se reuniram pela primeira vez nesta terça-feira (5) com representantes do Talibã desde que o grupo retomou o poder no Afeganistão, em agosto. Simon Gass, alto representante do primeiro-ministro britânico Boris Johnson para a transição do Afeganistão, e Martin Longden, encarregado da missão do Reino Unido no Afeganistão em Doha, participaram do encontro em Cabul, capital afegã.

CARREGANDO :)

No Twitter, Longden relatou que “uma ampla gama de assuntos” foi abordada na reunião, entre eles a crise humanitária, terrorismo, a importância de uma passagem segura para cidadãos do Reino Unido e do Afeganistão e direitos de mulheres e meninas.

“Estamos muito no começo e, para surpresa de ninguém, existem pontos de diferença entre nós. Mas esses e outros desafios difíceis aguardam o Afeganistão, (então) é importante verificar se podemos nos engajar pragmaticamente e encontrar um denominador comum – que atenda aos interesses tanto do Reino Unido quanto aos do povo afegão”, apontou Longden.

Publicidade

Segundo a Associated Press, o Talibã manifestou interesse em manter boas relações com todos os países. “Em troca, queremos que a comunidade internacional devolva o capital em espécie da nação afegã à nossa nação”, informou o grupo em comunicado, referindo-se a ativos afegãos bloqueados em contas nos Estados Unidos. Na véspera do encontro com os britânicos, o Talibã se reuniu com uma delegação iraniana para discutir relações comerciais.