Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Revolta árabe

Repressão na Síria já deixou 3,5 mil mortos, afirmam as Nações Unidas

Mais de 3,5 mil pessoas foram mortas pela brutal repressão do regime da Síria a dissidentes, afirmou o escritório para direitos humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) ontem. O órgão lamentou a carnificina ocorrida nos últimos dias, mesmo com o anúncio de um plano de paz.

"A brutal repressão à dissensão na Síria tirou até agora a vida de mais de 3.500 sírios", afirmou Ravina Shamdasani, a porta-voz do Alto Comissariado da ONU pa­­ra os Direitos Humanos. Se­­gundo ela, desde que a Síria assinou um plano com a Liga Árabe para acabar com a violência, na semana passada, pelo menos 60 pessoas foram mortas. Ontem, mais duas pessoas foram mortas na cidade de Homs, na Síria central.

Shamdasani disse que o nú­­mero de baixas inclui 19 pessoas mortas no domingo durante o feriado islâmico do Eid al-Adha, também conhecido como Festa do Sacrifício.

Ela afirmou que os números da ONU são conservadores e ba­­seados em "fontes confiáveis no local", embora a agência não te­­nha nenhum escritório na Sí­­ria e seja difícil verificar a autenticidade dos números.

O ativista sírio Salim al-Homsi, que vive na cidade de Homs, disse que um homem e uma mu­­lher foram mortos nesta ontem por disparos das forças de segurança, no bairro de Baba Amr.

Sem controle

A violência em Homs saiu do controle do governo e aparentemente ocorrem confrontos entre de­­sertores do exército e tropas re­­gulares leais ao regime.

Um importante grupo da oposição, o Conselho Nacional Sírio (CNS), declarou Homs uma "área de desastre" na segunda-feira e pediu a intervenção internacional para proteger civis.

O grupo também pediu o en­­vio de funcionários árabes e eu­­ropeus para supervisionar a situação em campo.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.