Kinshasa O presidente da República Democrática do Congo (RDC), Joseph Kabila, conquistou um novo mandato, desta vez nas urnas (veja ao lado), com 58% dos votos no segundo turno das eleição presidencial, realizado em 29 de outubro. Os números foram publicados pela Comissão Eleitoral Independente ontem, ao fim da apuração. Seu rival, o vice-presidente do país, Jean-Pierre Bemba, obteve 42% dos votos, segundo a Comissão, que tem até domingo para proclamar o vencedor do segundo turno.
No primeiro turno, em 30 de julho, Kabila obteve 44,81% dos votos e Bemba, 20,03%. Nas duas ocasiões, os partidários de Bemba denunciaram irregularidades na apuração e rejeitaram os resultados parciais, que colocavam Kabila à frente.
Após a apresentação das possíveis impugnações, a Corte Suprema anunciará os dados definitivos antes de 30 de novembro. Os analistas não descartam, no entanto, a possibilidade de que possam voltar a ocorrer distúrbios como os que se seguiram a anúncio do resultado do primeiro turno. Homens armados a serviço de Kabila e de Bemba se enfrentaram nas ruas por três dias. Trinta pessoas morreram nos choques.
A festa da direita brasileira com a vitória de Trump: o que esperar a partir do resultado nos EUA
Ministros do STF fazem piada sobre vitória de Donald Trump; assista ao Entrelinhas
Com imigração em foco, Trump começa a projetar primeiros decretos como presidente dos EUA
Slogans x resultados: a maior vitória de todas é a de Trump
Deixe sua opinião