Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Presidência

Republicano McCain vai concorrer à sucessão de Bush nos EUA

O senador republicano John McCain anunciou formalmente nesta quarta-feira (25) sua candidatura para as eleições presidenciais de 2008, em um ato em New Hampshire no qual destacou sua experiência no mundo da política e na guerra.

McCain, de 70 anos, antigo prisioneiro de Guerra do Vietnã e senador pelo Arizona há mais de vinte anos, concorreu à Presidência em 2000, quando foi derrotado nas primárias republicanas por George W. Bush.

No ato em New Hampshire, um dos primeiros estados a realizar primárias no próximo ano, o senador quis passar acima das críticas que o acusam de ser muito velho para aspirar à Presidência e assegurou que "posso não ser o candidato mais jovem, mas sim o mais experiente".

"Encaramos desafios formidáveis, mas não os temo, estou preparado para isso", disse, antes de acrescentar que "sei como combater e sei como fazer a paz. Sei quem sou e o que quero fazer".

O anúncio de McCain não é nenhuma surpresa. Há quatro meses revelou que tinha criado um comitê de prospecção para sua possível candidatura, e desde então desenvolveu uma intensa atividade para a arrecadação de fundos para sua campanha.

A candidatura de McCain não conseguiu decolar nas pesquisas, e está atrás do também aspirante republicano Rudy Giuliani, devido, principalmente, a seu apoio à Guerra do Iraque e a estratégia ordenada pelo presidente George W. Bush de ampliar o número de tropas no país do Oriente Médio.

Giuliani e o ex-governador de Massachusetts Mitt Romney, outro aspirante republicano, também o superam quanto ao volume de fundos arrecadados.

Em seu discurso de hoje em New Hampshire, McCain defendeu sua posição a respeito da guerra e assegurou que não está se candidatando "para ser alguém, mas para fazer algo. Fazer as coisas difíceis, mas necessárias, não as fáceis e supérfluas".

Admitiu que todos sabem "que a Guerra do Iraque não foi bem", mas assegurou que "nunca devemos repetir os erros cometidos no começo da guerra".

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.