Integrantes da bancada republicana contrários a uma ampla reforma migratória nos EUA fizeram uma ofensiva contra o projeto de lei apresentando conjunto de emendas que afetam o coração da proposta.
Cerca de 300 emendas foram apresentadas tanto por democratas como por republicanos, mas são as dos opositores que representam um desafio para o texto inicial acordado por uma comissão bipartidária do Senado, formada por oito integrantes, "a gangue dos oito". O teste de sobrevivência do projeto começa nesta quinta-feira (9), com a análise feita pelo Comissão de Justiça do Senado.
Um das emendas, do senador republicano Jeff Sessions, quer limitar o número de imigrantes que poderão ser legalizados se a nova norma for aprovada.
A reforma imigratória ganhou força no Congresso depois da reeleição do presidente Barack Obama, em novembro, com expressivo apoio do eleitorado hispânico.
Desde então, a oposição republicana passou a dedicar mais atenção ao tema, na esperança de recuperar espaço junto ao eleitorado de origem latino-americana - a minoria que mais cresce no país.