Chicago Os democratas tomaram dos republicanos os governos de cinco estados na terça-feira, se aproximando de uma maioria dos Executivos estaduais pela primeira vez desde 1994 e obtendo uma vantagem potencial para a disputa presidencial de 2008. Os governos de Nova Iorque, Ohio, Massachusets, Maryland e Arkansas caíram nas mãos dos democratas, segundo projeções da mídia.
Os republicanos mantiveram o poder na Flórida e no Texas e pareciam garantidos na Califórnia, três dos quatro mais populosos estados do país, todos atores fundamentais nas eleições presidenciais. "Nós estamos 99% certos de que teremos a maioria de 26 (dos 50) estados, possivelmente mais", disse um porta-voz da Associação Democrata de Governadores.
Nova Iorque elegeu o procurador-geral democrata Eliott Spitzer para substituir o republicano George Pataki. A vitória de Spitzer coloca o governo de Nova Iorque nas mãos dos democratas pela primeira vez em uma década.
Em Ohio, estado decisivo na eleição presidencial de 2004, Ted Strickland, parlamentar por seis mandatos e ministro da Igreja Metodista, será o primeiro democrata a governar o estado em 16 anos.
Massachusets também devolveu o cargo de governador a um democrata após 16 anos ao eleger Deval Patrick, o segundo governador negro da história do país. Ele foi eleito para suceder o atual governador, o republicano Mitt Romney, que não disputou a reeleição e deve tentar a Presidência da República em 2008.