Mulher ajuda na busca por crianças desaparecidas depois que um tornado varreu uma área de Piedmont, no estado de Oklahoma| Foto: Bill Waugh/Reuters

Embora equipes de resgate trabalhem sem parar em Joplin – usan­­do refletores durante a noite, es­­cavando e perfurando destroços em busca de sobreviventes –, o cenário mudou pouco de terça pa­­ra quarta-feira na cidade no estado do Missouri devassada por um tornado no último domingo. On­­tem, o número de mortos subiu para 125 (eram 122 no dia anterior) e a quantidade de desaparecidos ainda impressiona: 1,5 mil.

CARREGANDO :)

De acordo com fontes oficiais, escavadeiras trabalhavam na re­­moção dos escombros em Joplin e equipes de resgate buscavam so­­breviventes em uma área de seis quilômetros. Até o momento, 823 pessoas ficaram feridas durante a tragédia climática que atingiu a cidade com cerca de 50 mil habitantes.

O pior é que novos tornados atingiram estados vizinhos, ma­­tando ao menos 13 pessoas. Oito pessoas morreram em Oklahoma, enquanto autoridades do Arkan­­sas confirmaram três mortes. Mais duas mortes aconteceram em Kansas depois que tempestades as­­solaram o meio-oeste dos EUA.

Publicidade

Como a tempestade se moveu para leste, o Arkansas, o norte de Mississippi, o sul de Illinois e o estado de Indiana estavam ontem na área de maior risco de tornados devastadores, de acordo com o site AccuWeather.com.

Míssil

O tornado em Joplin foi classificado como EF-5, o maior da escala Fujita de energia e intensidade, com ventos de pelo menos 328 km por hora. Tornados EF-5 são raros nos EUA, mas já foram registrados quatro deles neste ano. São tão destruidores que especialistas di­­zem que podem transformar uma casa em um míssil.

Autoridades em Joplin montaram postos de controle e emitiram licenças para permitir que proprietários voltem aos locais dos destroços para tentar recuperar objetos de valor em suas casas demolidas. Até agora, 823 pessoas foram tratadas por ferimentos relacionados à tempestade, tanto em hospitais locais como em um centro médico temporário criado na sala de concertos da cidade, que usava equipamentos recuperados de um hospital fortemente danificado.

Campanário

Publicidade

Em Newcastle, ao sul de Okla­­ho­­ma City, uma tempestade ar­­ran­­cou o campanário de uma igre­­ja e o arremessou a quase 90 me­­tros, caindo na porta da casa de Lo­­vina Frizzell, de 86 anos, mãe de um pastor. No Arkansas, o Ser­­viço Meteorológico Nacional in­­for­­mou que um tornado devastou Den­­ning, uma cidade de cerca de 200 habitantes.

Aproximadamente 10 mil pessoas passaram a noite no Aero­­por­­to Internacional Dallas/Fort Worth, durante uma tempestade com gra­­nizos do tamanho de bolas de golfe, de acordo com informações da porta-voz do aeroporto, Sarah Mc Daniel. Duzentos voos foram cancelados na terça-feira à noite e outros cem não decolaram on­­tem, enquanto 61 voos programados para pousar no aeroporto foram desviados para outros lugares. Não houve feridos no terminal.

Veja também
  • Cidade tem 1,5 mil desaparecidos