Os serviços de resgate suecos encontraram neste sábado partes dos corpos dos cinco ocupantes do avião militar de transporte norueguês desaparecido na quinta-feira ao norte da Suécia, quando buscaria soldados que participavam de manobras internacionais.
A Polícia sueca deu por terminados os trabalhos de resgate dos cinco militares após ter entrado em contato com as autoridades norueguesas e com os familiares das vítimas. Apesar disso, as autoridades continuarão rastreando a região em busca de mais restos.
Provas de DNA dos fragmentos de corpos encontrados neste sábado serão enviadas à Noruega para análise.
O avião tinha decolado do aeroporto de Evenes, no norte da Noruega, às 13h30 de quinta-feira, mas desapareceu do radar 23 minutos depois, quando sobrevoava a Lapônia sueca, com direção a Kiruna.
O Ministério da Defesa norueguês chegou a considerar como mortos em comunicado seus cinco militares, mas minutos depois retificou a informação, lamentando o erro e transmitindo o status de desaparecidos.
O avião participava da Cold Response 2012, manobras militares internacionais dirigidas pela Noruega que reúnem desde o início de março 16 mil soldados de 14 países no norte da Escandinávia.