Ouça este conteúdo
O resultado provisório das eleições presidenciais da Argentina será divulgado a partir das 22h, de acordo com o chefe da Direção Nacional Eleitoral (DINE, na sigla em espanhol), Marcos Schiavi.
“Temos o mesmo desafio da PASO, que é ter os resultados o mais rápido possível. Esperamos ter um resultado consolidado e representativo, em um horário semelhante ao das primárias de agosto, por volta das 22h”, afirmou em coletiva de imprensa.
Schiavi disse que a contagem sempre ocorre de forma mais lenta na província de Buenos Aires, onde "há o dobro de categorias para examinar, o que impacta no carregamento dos dados”.
Os primeiros números divulgados ainda neste domingo (22) são dados provisórios do Poder Executivo, sem validade jurídica. A única finalidade, segundo o chefe da Direção Nacional Eleitoral, é “informar os cidadãos”.
A apuração final das eleições é realizada pela Justiça Nacional Eleitoral e começa 48 horas após o término do pleito.
Nesta tarde, a Câmara Eleitoral da Argentina comunicou o comparecimento de 59% dos eleitores aptos a participarem da votação. Entre eles, os três candidatos principais que concorrem ao cargo de presidente do país: o libertário Javier Milei, apontado como favorito no pleio; o ministro da Economia, Sergio Massa; e Patricia Bullrich.