• Carregando...

Jericó – A secretária de Estado norte-americana, Condoleezza Rice, reuniu-se ontem com o presidente da Autoridade Palestina (AP), Mahmoud Abbas, em uma tentativa de promover a retomada dos esforços de paz no Oriente Médio. O encontro ocorreu em Jericó, na Cisjordânia, apenas alguns dias depois de israelenses e palestinos terem chegado a uma trégua nos combates na Faixa de Gaza e de Israel ter deixado de lado sua abordagem unilateral da situação.

Ao mesmo tempo, numa entrevista coletiva conjunta concedida depois do encontro com Rice, Abbas comentou que as negociações com o Hamas para a formação de um governo de unidade nacional haviam chegado a um "beco sem saída".

Por sua vez, Rice disse que os Estados Unidos, com o apoio da Rússia, da União Européia e das Nações Unidas (ONU), têm a esperança de acelerar os esforços na busca por uma solução para o conflito entre israelenses e palestinos e para ampliar a vigência do cessar-fogo.

Rice também disse que a crise humanitária nos territórios palestinos, inclusive o que ela qualificou como "humilhações impostas" aos habitantes de Gaza e da Cisjordânia, precisa ser solucionada. A declaração é uma referência aos postos de controle e, principalmente, ao muro que isola os povos palestinos e cuja construção foi condenada no Tribunal Internacional de Haia, na Holanda.

Rice também defendeu o estabelecimento de um Estado palestino independente, soberano, viável e com contigüidade territorial e considerou que nenhuma medida que afete um acordo de paz definitivo deve ser tomada unilateralmente, numa aparente referência às atividades de assentamento promovidas por Israel na Cisjordânia.

Rice também esteve ontem com o primeiro-ministro de Israel, Ehud Olmert, e com a chanceler israelense Tzipi Livni, em Jerusalém. Em declarações recentes, Olmert afirmou que os israelenses estão dispostos a fazer concessões desde que haja garantia de paz.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]