A secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, vai iniciar uma viagem à Europa na segunda-feira, mas sua agenda aparentemente comum levanta a possibilidade de uma visita surpresa ao Oriente Médio, talvez para o Iraque.
Rice anunciou que vai visitar Grécia, Turquia e Bulgária em viagem que termina na sexta-feira.
Determinada a usar o elemento da surpresa para evitar possíveis ataques contra ela no Oriente Médio, a secretária tem mantido alguns planos em segredo, incluindo paradas em Bagdá e Beirute nos últimos três meses.
Um retorno para o Iraque, onde ela esteve no começo do mês para visita de dois dias, permitiria que ela parabenizasse o recém-empossado primeiro-ministro e estimulasse líderes iraquianos a formarem um governo unificado.
Analistas políticos afirmam que Rice também poderia visitar a Líbia para agradecer ao líder Muammar Gaddafi por descartar programas de armas de destruição em massa, embora a maioria acredite que seja muito cedo para uma aproximação entre as duas nações com tal gesto.
Na viagem, a secretária vai participar de um encontro da Organização das Nações Unidas (ONU) na Bulgária, onde procurará chegar a um acordo diplomático estratégico com ministros da Europa para impedir o programa nuclear do Irã.
Na Grécia e na Turquia, ela precisa equilibrar os interesses dos Estados Unidos e seus rivais enquanto apóia a ambição de Ancara de se juntar à União Européia e estimula países vizinhos a promoverem a paz na dividida ilha de Chipre.