O governador do Texas, Rick Perry, confirmou nesta quinta-feira (19) que se retira da disputa pela indicação do Partido Republicano para disputar a presidência dos Estados Unidos contra o democrata Brack Obama. Perry anunciou que a partir de agora apoia a candidatura do ex-presidente da Câmara de Representantes Newt Gingrich.
Durante seu discurso em Charlotte, na Carolina do Sul, Perry disse que o Partido Republicano "antecipou seu apoio a Gingrich, a quem considera um "verdadeiro conservador".
Conheça o perfil dos candidatos que disputam a indicação republicana
A retirada de Perry deixa somente quatro candidatos na disputa: o ex-governador de Massachusetts Mitt Romney, considerado o favorito; Gingrich, o ex-senador Rick Santorum e o congressista ultraliberal Ron Paul.
A dois dias das primárias republicanas na Carolina do Sul, a campanha de Mitt Romney - até então favorito na disputa - sofreu um grande revés. Além da desistência de Perry e do apoio a Gingrich, uma recontagem de votos no estado de Iowa deu a vitória no estado para o ex-senador Rick Santorum.
O Partido Republicano anunciou nesta tarde a revisão oficial do resultado do caucus de Iowa, realizado no último dia 3 de janeiro. O resultado inicial tinha dado a vitória a Romney por oito votos de vantagem de Santorum. Com a revisão, Santorum vence no estado com 34 votos a mais. O ex-senador pela Pensilvânia recebeu 29.839 votos contra 29.805 do ex-governador de Massachusetts.
Romney venceu a primária de New Hampshire, no último dia 10, e tinha despontado como o grande favorito da disputa do Partido Republicano. Segundo pesquisas, ele lidera as intenções de votos no estado sulista, seguido de Newt Gingrich.
Com o endosso de Perry, Gingrich pode alavancar votos na Carolina do Sul e ultrapassar Romney nas urnas. "Eu cheguei à conclusão de que não há mais caminho viável para mim. Estou suspendendo a minha campanha e apoiando Newt Gingrich", disse Perry, durante uma coletiva na Carolina do Sul.
"Eu nunca acreditei que a causa do conservadorismo é individual. Nossa partido e nossa filosofia conservadora transcende qualquer indivíduo." O ex-presidente da Câmara dos Deputados disputa com Santorum os votos da ala conservadora do partido, setor que não costuma ver Romney como uma boa opção.
Perry era o último colocado entre seus concorrentes de partido. Ele ficou em quinto lugar em Iowa e sexto em New Hampshire. Com sua saída, restam apenas quatro pré-candidatos na disputa pela vaga republicana nas eleições de 6 de novembro, pela Presidência, contra o democrata Barack Obama.