O ex-senador Rick Santorum ganhou na noite deste sábado (24) as primárias republicanas de Louisiana com praticamente metade dos votos possíveis. Ele ficou com 49% dos votos do estado considerado socialmente conservador, que conta com um considerável número de eleitores evangélicos - que já tinham lhe dado a vitória em Iowa, Oklahoma, Tennessee, Alabama e Mississipí. A vitória, porém, ainda não é uma ameaça concreta a Mitt Romney, que recebeu 26,7% dos votos, mas segue na dianteira da disputa, com 568 delegados frente aos 273 de Santorum - para ganhar a candidatura oficial são necessários 1.144 delegados.
"O povo de Louisiana mandou uma mensagem clara: essa corrida está longe de acabar. Esta noite, com nossa vitória em Louisiana, nossa campanha já ganhou em 11 estados, batendo uma marca e demonstrando que podemos ganhar no Oeste, no Sul e no Meio Oeste", disse Santorum em Wisconsin, onde fez campanha eleitoral. "Desde Ronald Reagan em 1976, não houve nenhum candidato conservador que tenha ganhado em tantos estados como nós".
Em um sinal de enfraquecimento, Newt Gingrich ficou em terceiro lugar, com 15,9% dos votos. Até então, Gingrich havia ficado em primeiro ou segundo na maioria dos estados do Sul. Suas duas únicas vitórias até agora foram na Geórgia e na Carolina do Sul. Apesar do resultado, ele continuou a negar a ideia de que deve abandonar a disputa. Ron Paul foi o preferido de apenas 6,1% dos eleitores.
De acordo com uma pesquisa do canal de TV CNN, em uma mostra de força com os conservadores, Santorum ganhou em todos os grupos demográficos de Louisiana, exceto dois. Apenas os eleitores que ganham mais de US$ 200 mil por ano e os que não se identificam como protestantes evangélicos optaram por Romney.
Em abril, dois dias podem ser decisivos para as primárias. No dia 3, os estados de Wisconsin, Maryland e a capital federal abrem as urnas. Já no dia 24, é a vez de Nova York, Pensilvânia, Connecticut, Rhode Island e Delaware. Em sua maioria, são estados do noroeste do país, bastiões democratas que, até hoje, votaram a favor de Romney.