Londres Os ricos do mundo dedicam 26% dos seus "investimentos de paixão" a iates, aviões e outros itens caros do tipo, além de cerca de 20% à arte, mostra a pesquisa denominada "World Wealth Report", divulgada ontem. O estudo conclui que os gastos dos milionários fez aumentar em 2006 o consumo de marcas de luxo.
A pesquisa analisou 9,5 milhões de pessoas que têm ativos líquidos de mais de US$ 1 milhão (cerca de R$ 2 milhões). Segundo os autores, 1,8% do montante foi gasto nos chamados "investimentos de paixão", que foram analisados em detalhes pela primeira vez na pesquisa.
O levantamento, feito pela Merrill Lynch/Cap Gemini, revela que mais de um quarto dos gastos foi feito com iates e carros de luxo, e que a demanda por esse tipo de produto está aumentando. No caso dos jatinhos particulares, os ricos estão se superando. O estudo afirma que a Boeing afirmou ter recebido encomendas de 11 grandes jatos particulares, que estavam sendo transformados em "mansões móveis".
O investimento em obras de arte também é favorecido porque não está sujeito às flutuações do mercado financeiro. Há ainda preferência por automóveis de luxo.