Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Tecnologia

Robô com o rosto de Einstein pode expressar emoções

Nova Iorque – O inconfundível rosto do físico alemão Albert Einstein "ganha vida" no primeiro robô que além de andar, é capaz de expressar surpresa, alegria, tristeza e ira. A invenção estréia em uma conferência tecnológica realizada em Nova Iorque. Alex Hubo, nome da máquina bípede com o rosto do famoso cientista, pode ser visto em ação no NextFest, evento organizado pela revista Wired no Centro de Convenções Jacob K. Javits, em Nova Iorque, e que apresenta uma seleção dos últimos avanços tecnológicos do mundo todo.

A conferência é uma viagem ao futuro da robótica, da segurança, do transporte e do entretenimento, incluindo veículos híbridos, videogames que incorporam realidade virtual e simulações, além de uniformes militares completamente equipados para situações de emergência.

No setor de robôs a estrela é Alex Hubo, que teve a cabeça, de aparência humana, desenhada pela empresa Hanson Robotics, e o corpo criado pela divisão Hubo dos Laboratórios Kaist, na Coréia do Sul, especializados em robôs humanóides. Atualmente, Hubo não passa de uma diversão, mas seus criadores acreditam que, no futuro, ele possa ajudar pessoas incapacitadas fisicamente. "Os humanóides são os robôs do futuro. Eles farão a vida dos humanos melhores e mais felizes" diz Young Han, engenheiro da Kaist que esteve à frente deste projeto. Não só quem olha o Alex Hubo reconhece Einstein em seu rosto; o robô também é capaz de identificar quem o rodeia, graças a câmeras instaladas em seus olhos. Seus lábios se movimentam em sincronia com sua voz e seu rosto ri, entristece, se irrita ou se surpreende.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.