Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Arqueologia

Robô explorará Grande Pirâmide

Cairo – Arqueólogos de diferentes países realizaram ontem o primeiro teste para a escolha de um robô que explorará a Grande Pirâmide de Queóps, em Gizé, para revelar os segredos escondidos por três portas interiores descobertas em 2002. Equipes das universidades de Manchester (Reino Unido), Hong Kong e Cingapura competem pela oportunidade de construir o robô, que explorará em fevereiro a Grande Pirâmide, uma das sete maravilhas do mundo antigo.

Arqueólogos, técnicos e cientistas de Manchester e Hong Kong puseram a toda prova os robôs, testados ontem em uma réplica dos túneis interiores da Pirâmide de Queóps. O modelo de Cingapura não pôde ser testado por problemas técnicos.

Em 2002 foram descobertas três portas no interior da pirâmide, por outro robô, que entrou por um pequeno orifício no lado sul. Este robô descobriu primeiro uma porta com duas fechaduras de bronze e, ao penetrar nela por meio de um buraco de um centímetro, achou outra porta, a 21 centímetros da primeira.

A terceira porta foi descoberta no final de um túnel de 60 metros, pelo qual passou o robô após entrar por outro orifício no norte da pirâmide.

Segundo o secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades, Zahi Hawas, o robô conseguiu chegar com facilidade à primeira porta nos testes de ontem. O robô da equipe de Cingapura teve problemas em terminar a tarefa, já que sofreu danos na viagem ao Cairo.

Os resultados serão estudados por um comitê egípcio que escolherá a equipe a ser encarregada do projeto definitivo.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros