O presidente da França, Emmanuel Macron, virou piada no país devido a fotos que foram divulgadas mostrando o político fazendo um treino de boxe – o que foi interpretado como uma indireta ao ditador da Rússia, Vladimir Putin.
As fotos que mostram Macron socando um saco de boxe foram feitas e publicadas no Instagram por Soazig de La Moissonnière, fotógrafa oficial do presidente.
Usuários de redes sociais fizeram piada, perguntando se Macron pretendia “desafiar Putin para uma luta de MMA” – o ditador russo é conhecido pelas fotos e vídeos que o mostram sem camisa e/ou praticando artes marciais.
Uma conta no X fez uma montagem, aumentando os músculos de Macron e acrescentando um uniforme de marinheiro e a famosa tatuagem de âncora do personagem de desenho animado Popeye (além do cachimbo). “Viva o espinafre”, diz o post.
Éric Anceau, professor de história contemporânea na Universidade de Lorena, escreveu no X que as fotos “fazem parte do virilismo neopopulista de que alguns líderes gostam hoje, a começar pelo mestre do gênero (até agora), Vladimir Putin”.
O editor de política do jornal de esquerda Libération, Jonathan Bouchet-Petersen, ironizou, chamando o presidente francês de “Rocky Macron”. “O certo é que esta foto contribui para infantilizar a postura geopolítica de Emmanuel Macron”, acrescentou.
Macron protagonizou um bate-boca público com Putin nas últimas semanas, ao sugerir que a OTAN poderia enviar tropas para ajudar a Ucrânia na guerra contra os russos (o que foi negado por outros membros da aliança militar). O ditador da Rússia respondeu com ameaças de ataque nuclear.