A vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, abriu na manhã deste domingo (10) a sessão de posse do libertário Javier Milei como novo presidente do país, no Congresso, ocasião na qual ocorre a transferência de comando da Casa Rosada pelo atual presidente Alberto Fernández.
Enquanto o secretário parlamentar leu a resolução que declara Milei “presidente da Nação Argentina na vigência da Constituição entre 10 de dezembro de 2023 e 10 de dezembro de 2027”, o eleito chegava ao Congresso, rodeado de apoiadores nas ruas. Em seguida, foi formalizada a posse da vice-presidente, Victoria Villaruel.
Kirchner deu detalhes protocolares de como será a cerimônia ao longo do dia. O presidente eleito chegou ao recinto para assinar o livro de honra da Câmara dos Deputados, acrescentando seu slogan de campanha: “Viva a liberdade, droga”. Depois da assinatura, Milei e Villarruel fizeram o juramento perante a Assembleia e foram aplaudidos ao som de "liberdade" pelos presentes.
Sem falar perante a Assembleia Legislativa, o mandatário argentino eleito cumpriu os primeiros atos cerimoniais e seguiu para a escadaria do Congresso, onde fará seu discurso inaugural diante dos apoiadores.
Já Villarruel, vice-presidente de Milei, discursou após o juramento. “Em nome de Javier Milei, presidente da Nação, e em meu nome, quero agradecer a sua presença. É um momento que ficará para sempre nos nossos corações e quero agradecer esse gesto de nos acompanhar desde outros países do mundo e das províncias”, disse.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia