BUCARESTE - Uma garça encontrada morta há uma semana na Romênia, perto da fronteira com a Moldávia, teve resultado positivo para o teste para detectar o vírus H5N1 da gripe aviária, informou nesta sexta-feira o Ministério da Agricultura.
- Ontem, o laboratório na Grã-Bretanha confirmou a presença do vírus H5N1 na garça encontrada no condado de Vaslui, diagnostica com gripe aviária em 21 de outubro - indicou o ministério em um comunicado.
No início deste mês, a Romênia se tornou o primeiro país europeu a detectar o vírus H5N1 em aves em dois povoados do Delta Danúbio, no sudeste do país.
Autoridades no condado de Vaslui disseram à população para manter as galinhas dentro de casa para evitar que o vírus se espalhe em aves domésticas.
O ministério disse que mais de 500 testes foram realizados nas duas últimas semanas em aves no sudeste do país e todos tiveram resultado negativo para a gripe aviária.
O vírus mortal foi encontrado em amostras retiradas de dois vilarejos no delta Danúbio. Mais de 21 mil aves domésticas foram mortas e os dois povoados foram colocados em quarentena.