A Romênia vai pedir ajuda externa para recuperar os danos causados pelas recentes enchentes que mataram sete pessoas e deixaram milhares de desabrigados no país, afirmou nesta quinta-feira o ministro das Relações Exteriores da ex-república comunista.
A Bulgária também pediu à União Européia (UE) nesta semana 75 milhões de euros para auxiliar áreas atingidas por enchentes nos últimos dois meses. Ambos os países esperam se juntar à UE em 2007.
Chuvas torrenciais caíram na região nas últimas semanas, aumentando o nível dos rios, inundando casas e causando transtornos nas estradas ao atingir duramente os dois países do Leste Europeu, principalmente a Romênia.
- Pediremos apoio financeiro(...) dos países-membros da UE, da OTAN, das nações da Ásia e do Oriente Médio - afirmou o ministro Razvan Ungureanu, sem divulgar números.
Autoridades disseram que estimativas preliminares mostravam que as enchentes, que atingiram 31 dos 42 condados romenos, foram piores do que as que atingiram o Oeste do país em abril e maio, e que provocaram danos de US$ 600 milhões.
Mais de 9.400 romenos foram obrigados a deixar suas casas por causa das inundações nos últimos três dias.
Na Bulgária, o ministro das Finanças afirmou que pediu ajuda para a UE com o objetivo de recuperar os danos em seis mil construções, 52 pontes, centenas de estradas e muitos quilômetros de ferrovias.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião