Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
política

Romênia rejeita 'golpe de Estado', diz presidente suspenso Traian Basescu

O presidente romeno suspenso, Traian Basescu, afirmou este domingo (29), no fechamento das seções eleitorais, que os romenos "rejeitaram o golpe de Estado" da maioria de centro-esquerda, ao não se apresentar em número suficiente para validar o referendo sobre sua destituição.

Segundo as últimas cifras oficiais, a participação era de 37,67% às 17H00 GMT (14h00 de Brasília), a três horas do fechamento das seções eleitorais. Para que a consulta seja válida, a participação deve ser superior a 50% dos eleitores inscritos.

Os romenos votaram este domingo (29) no referendo sobre a destituição do presidente de centro-direita.

A taxa de participação de 37,67% era inferior à do referendo de destituição anterior, em 2007, e que nas eleições locais de junho.

A sorte de Basescu, de 60 anos, no cargo há oito anos e agora suspenso, dependia sobretudo do índice de participação, pois o referendo só seria válido se mais da metade dos 18,3 milhões de eleitores convocados fossem às urnas.

Se a participação se situar ao redor de 50%, as tensões políticas poderão continuar, avaliam analistas.

Se vencer o "sim" à destituição e se alcançar participação suficiente para validar a consulta, será organizada uma eleição presidencial antecipada no prazo de 90 dias.

Bruxelas observa com atenção o resultado da consulta, após ter criticado em meados de julho os métodos da União Social Liberal (USL, centro-esquerda) do premier Victor Ponta para facilitar a destituição do presidente.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.