O candidato republicano à presidência dos EUA Mitt Romney acusou, em comentários exibidos neste domingo (17), o presidente Barack Obama de motivação política por ter oferecido visto de trabalho para centenas de milhares de imigrantes ilegais levados ao país quando eram crianças.
O conselheiro da Casa Branca David Plouffe disse que não era um movimento político mas sim "critério de aplicação de decisão" por parte do Departamento de Segurança Interna.
Centenas de milhares de imigrantes ilegais que foram levados ainda pequenos para os EUA poderiam evitar a deportação e receber vistos de trabalho a partir de uma mudança de política anunciada na sexta-feira por Obama. A maior parte dos imigrantes nos Estados Unidos são hispânicos.
Em uma entrevista gravada para exibição no domingo em um programa da rede CBS, Romney criticou o momento da decisão de Obama.
"Se ele realmente queria tomar uma decisão que lidasse com estas crianças ou com imigração ilegal nos EUA, então isto é alguma coisa que deveria ter feito nos seus primeiros três anos e meio, não nos últimos meses", disse Romney.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”