• Carregando...

O bom desempenho de Mitt Romney no debate eleitoral com o democrata Barack Oba­­ma na última quarta-feira ren­­­­deu os primeiros resulta­­dos positivos ao candidato­­ republicano: no acompanhamen­­to diário do Instituto Gal­­lup sobre a intenção de vo­­to dos norte-americanos pa­­ra as eleições de 6 de novem­­bro, Romney conseguiu zerar­­ a vantagem do concorren­­te­­ e aparece empatado com Oba­­ma.

Nos três dias que antecederam o debate, o tracking diário do Gallup mostrava Obama com cinco pontos porcentuais de vantagem sobre Romney. Se a eleição ocorresse em 2 de outubro, Obama seria reeleito com 50% dos votos, contra 45% para Romney. Nos três dias seguintes ao debate, porém, Obama caiu três pontos, Romney subiu dois e os ambos apareciam empatados com 47% das intenções de voto em 6 de outubro.

O Gallup atribui a tendência de recuperação de Romney ao seu bom desempenho no primeiro debate, em Denver. Um levantamento feito entre 1.387 pessoas maiores de­­ 18 anos que afirmaram ter­­ assistido ao debate mostrou que 72% consideraram Rom­­ney vitorioso.

Apenas 20% avaliaram que Obama venceu o debate, enquanto o restante dos entrevistados não opinou ou considerou que houve empate.

Média

Na média dos últimos sete dias, porém, Obama aparecia com três pontos de vantagem sobre Romney: 49% a 46% da preferência entre os eleitores cadastrados para votar em novembro. A margem de erro é de três pontos porcentuais para mais ou para menos.

O bom desempenho de Romney no debate serviu não­­ apenas para recolocá-lo na­­ disputa, mas evitou o naufrá­­gio de sua campanha depois de uma série de situações constrangedoras.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]