O bom desempenho de Mitt Romney no debate eleitoral com o democrata Barack Obama na última quarta-feira rendeu os primeiros resultados positivos ao candidato republicano: no acompanhamento diário do Instituto Gallup sobre a intenção de voto dos norte-americanos para as eleições de 6 de novembro, Romney conseguiu zerar a vantagem do concorrente e aparece empatado com Obama.
Nos três dias que antecederam o debate, o tracking diário do Gallup mostrava Obama com cinco pontos porcentuais de vantagem sobre Romney. Se a eleição ocorresse em 2 de outubro, Obama seria reeleito com 50% dos votos, contra 45% para Romney. Nos três dias seguintes ao debate, porém, Obama caiu três pontos, Romney subiu dois e os ambos apareciam empatados com 47% das intenções de voto em 6 de outubro.
O Gallup atribui a tendência de recuperação de Romney ao seu bom desempenho no primeiro debate, em Denver. Um levantamento feito entre 1.387 pessoas maiores de 18 anos que afirmaram ter assistido ao debate mostrou que 72% consideraram Romney vitorioso.
Apenas 20% avaliaram que Obama venceu o debate, enquanto o restante dos entrevistados não opinou ou considerou que houve empate.
Média
Na média dos últimos sete dias, porém, Obama aparecia com três pontos de vantagem sobre Romney: 49% a 46% da preferência entre os eleitores cadastrados para votar em novembro. A margem de erro é de três pontos porcentuais para mais ou para menos.
O bom desempenho de Romney no debate serviu não apenas para recolocá-lo na disputa, mas evitou o naufrágio de sua campanha depois de uma série de situações constrangedoras.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião