A seis meses das eleições nos EUA, a disputa entre o presidente Barack Obama e o ex-governador republicano Mitt Romney se encontra virtualmente empatada, segundo uma pesquisa do site Politico. Outra, do Instituto Gallup/USA Today, realizada em 12 swing states (estados sem clara inclinação partidária), reforça essa tendência.
Romney ultrapassou Obama por 48% a 47%, de acordo com a sondagem feita pelo Politico com a Universidade George Washington, que ouviu na semana passada mil pessoas inclinadas a votar. Já a pesquisa Gallup/USA Today mostra o democrata na frente, com 47% dos votos contra 45% de Romney. O Gallup ouviu no mesmo período 951 eleitores registrados. Como os resultados se encontram dentro da margem de erro, pode-se considerar que os candidatos estão tecnicamente empatados.
Segundo as pesquisas, Obama ainda aparece como o candidato mais simpático, enquanto Romney é reconhecido como mais apto a lidar com a economia. O mais preocupante para os democratas é que a pesquisa divulgada pelo Politico mostra que o ex-governador de Massachusetts conseguiu avançar dez pontos porcentuais entre os independentes em uma semana (de 38% para 48%).
Mas o próprio Politico ressalta que os números são fluidos e que Obama lidera quando o assunto é política externa, apoio à classe média ou valores comuns. Economia, no entanto, continua sendo um ponto delicado para o presidente, apesar de a taxa de desemprego ter baixado no país.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião