Os eleitores do estado americano onde as placas dos veículos trazem a inscrição "viva livre ou morra" votam hoje no republicano que julgam mais apto para concorrer à eleição presidencial de novembro deste ano.
A defesa do Estado mínimo que tanto empolga New Hampshire é o tom da campanha de todos os candidatos aqui, mas as pesquisas indicam que o ex-governador de Massachusetts Mitt Romney se consolida como favorito, embora os rivais tenham crescido nos últimos dias.
Romney já ganhou a disputa em Iowa, o primeiro Estado a fazer a prévia, mas teve apenas oito votos de vantagem.
Segundo o site independente Real Clear Politics, que reúne as pesquisas eleitorais mais confiáveis do país, ele tem 38,5% das intenções em New Hampshire, seguido pelo deputado do Texas Ron Paul, considerado libertário, com 19,8% do total. O ex-embaixador dos EUA na China Jon Huntsman e o ultraconvervador Rick Santorum, ex-senador da Pensilvânia, dividem o terceiro lugar, com 11,5% da preferência. Ambos têm crescido nas sondagens.
O analista John Zogby, do instituto de pesquisa Zogby Internacional, destaca que New Hampshire é um passo importante na estratégia dos candidatos.
Os que acumulam resultados negativos nos primeiros estados a realizar os caucus (assembleia de eleitores) e primárias têm dificuldade para arrecadar dinheiro e continuar a disputa.
Resultados positivos impulsionam o círculo virtuoso que os analistas políticos chamam de 3 Ms: money, media e momentum ("financiamento, atenção da mídia e impulso na campanha").