O mais recente vídeo lançado hoje pela campanha dos republicanos Mitt Romney e Paul Ryan à Presidência e vice-Presidência dos Estados Unidos criou polêmica.
Nele, a tela é dividida ao meio mostrando Ryan de um lado, falando seriamente sobre disciplina fiscal e sobre a importância de gastar dinheiro com responsabilidade, enquanto do outro, seu oponente, o vice-presidente de Barack Obama, Joe Biden, aparece dando risada.
"Não podemos continuar gastando e pegando empréstimos desse jeito. Nós não podemos simplesmente continuar gastando o dinheiro que não temos", afirma o republicano no vídeo enquanto as risadas de Biden desviam a atenção.
O vídeo irritou os democratas. Durante o debate entre os vices realizado na última quinta-feira em Danville, no Kentucky (sul dos EUA), a estratégia de Biden era de rir das respostas do oponente, visando transmitir ao espectador a impressão de que o senador de 69 anos é muito mais experiente que o deputado de 42.
Em parte, essa postura foi vista como arrogante, mas por outro lado, outros o acharam empolgado e sincero. Durante o confronto, a postura de Biden era frequente em comentários no Twitter.
O debate dos vices foi visto por 51,4 milhões de pessoas pela TV, segundo o instituto Nielsen. A audiência do primeiro debate presidencial foi de 67,2 milhões.
Ao fim do confronto, um grupo de eleitores indecisos monitorado pela TV CNN apontou empate. Já a pesquisa instantânea com um grupo maior deu empate técnico, com vantagem numérica para Ryan, 48% a 44%.
O próximo debate presidencial ente Barack Obama e Mitt Romney acontece na próxima terça-feira.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano