O ex-governador de Massachusetts e mais forte pré-candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos, Mitt Romney, foi atacado por seus rivais e companheiros de partido durante um debate realizado no estado de New Hampshire e televisionado pela NBC, na noite do último sábado.
Primeiro, o ex-presidente da Câmara dos Representantes norte-americana, Newt Gingrich, também pré-candidato republicano, disse que a alegação de Romney de que não é um político de carreira é "pura bobagem". Em outra frente, o ex-senador da Pensilvânia, Rick Santorum, acusou Romney de não ter capacidade para perpetuar os valores do Partido Republicano.
Ele perguntou ainda por que Romney não havia tentado se reeleger como governador de Massachusetts após seu primeiro mandato. Momentos depois, Gingrich reclamou que Romney usou mais tempo do que deveria para responder.
Defesa
Por sua vez, Romney não ficou apenas na defensiva. Comentou que o ex-governador de Utah, Jon Huntsman, outro pré-candidato republicano, não está apto a concorrer com Obama porque trabalhou para o democrata como embaixador na China. Huntsman rebateu. "Só quero lembrar às pessoas de New Hampshire e dos EUA que ele me criticou enquanto estava arrecadando dinheiro porque servi ao meu país na China sob o comando de um democrata, assim como meus dois filhos estão fazendo na Marinha. Eles não estão questionando a filiação política do presidente."
Romney venceu a disputa em Iowa por oito votos de diferença em relação a Santorum. O deputado Ron Paul, do Texas, ficou em terceiro lugar. A deputada Michele Bachmann, que conseguiu a sexta colocação, desistiu da corrida. O governador do Texas, Rick Perry, também teve um desempenho fraco em Iowa, mas continuou em campanha.
Estratégia
Os pré-candidatos republicanos, defensores de políticas mais conservadoras, pretendem diminuir a vantagem de Romney antes da disputa seguir para o sul dos EUA, de caráter mais tradicionalista.
Amanhã, os republicanos de New Hampshire votam no candidato do partido que concorrerá na eleição contra o atual presidente, o democrata Barack Obama, em novembro. Pesquisas indicam que Romney é favorito no estado.
A questão de qual republicano é mais forte para concorrer com Obama tornou-se central na disputa interna do partido. O atual presidente norte-americano está vulnerável na busca por seu segundo mandato devido à dificuldade em reerguer a economia do país e ao desemprego elevado.
Após a primária em New Hampshire, a briga republicana passará para a Carolina do Sul. A disputa continuará até junho por meio de prévias estaduais e em agosto, durante a convenção nacional do Partido Republicano, na Flórida, o nome do candidato oficial do partido será divulgado.