Especialistas em computação gráfica usaram novas técnicas digitais para "esculpir" na tela do computador o rosto visto no santo sudário, que, para muitos cristãos, representa a face real de Jesus Cristo. O trabalho será apresentado amanhã no documentário "The real face of Jesus?", transmitido nos Estados Unidos pelo canal a cabo Discovery Channel. Ainda não há previsão sobre a data de exibição no Brasil.
Para adaptar a imagem do Sudário ao formato 3D, os artistas tiveram acesso à relíquia original. O tecido de linho pertence ao Vaticano e fica guardado na Cappella della Sacra Sindone do Palácio Real de Turim, na Itália.
Ray Downing, um dos profissionais envolvidos no projeto, relata ter encontrado marcas no tecido capazes de revelar em detalhe o corpo da pessoa que foi enrolada nele. Segundo a tradição cristã, o santo sudário foi o tecido com o qual Jesus Cristo foi enterrado, mas sua autenticidade é debatida há anos por cientistas. "A presença de dados em três dimensões é bastante inesperada e também é única. É como se a imagem contivesse um manual de instruções sobre como se construir uma escultura", diz Downing.
Exibição
O santo sudário raramente é exibido ao público. Entre os dias 10 e 23 de abril, a Catedral de Turim deve fazer a primeira exposição da peça em 10 anos. O evento deve contar com a presença do Papa Bento XVI e atrair milhões de pessoas.